sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Documento é só papel?

Muitas vezes, ao pensarmos em documento, já nos vem logo a cabeça o suporte papel. Claro, já que a mente humana tende a associar uma palavra com algo que é mais difundido e, sabemos, que hoje o papel é sempre a primeira opção para conter informações sobre determinada coisa.

No entanto, não devemos nos restringir somente a esse suporte, precisamos abrir nossas cabeças para inúmeras outras possibilidades. Temos que perceber que o documento é um fato materializado da ação humana, ou seja, contém informações e não necessariamente são escritas.
Já vimos neste blog que uma foto pode ser considerada documento, que um panfleto publicitário também pode e inúmeros objetos de escoteiro trazidos pelo nosso querido professor André também podem ser.

Uma gravação de dança pode ser considerada um documento?  E uma sapatilha de balé?
É o que veremos em seguida!!

As gravações audiovisuais podem sim ser consideradas um documento, pois têm como finalidade registrar a dança em todos os seus aspectos: dramaticidade, expressão corporal, sutileza dos gestos, coreografia, entre outros - algo que não se poderia fazer no papel. Além disso, o vídeo permite captar a fluidez da movimentação, oferecendo uma percepção dos movimentos e suas intensidades.

Assim, vamos analisar diplomática e tipologicamente um vídeo pertencente ao arquivo do Projeto PÉS?:

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=HLMIsweEgaE>. Acesso em: 17/09/2015.*

* Vídeo retirado do canal do YouTube do próprio projeto. Link para acessar ao canal

>>Tipologia Documental: Gravação audiovisual coreográfica
>>Definição: Gravação de um vídeo durante a apresentação coreográfica do grupo, registrando os movimentos e coreografia utilizada na cena de Tango
>>Atividade: Desenvolvimento coreográfico
>>Subfunção: Apresentação Coreográfica
>>Função Administrativa: Divulgação de Espetáculos de Dança
>>Função Arquivística: Comprovação da produção artística do Projeto PÉS?
>>Contexto: A gravação se deu devido a necessidade de divulgar o projeto e preservar a memória. Então, no momento dos Espetáculos, depois da montagem da coreografia e de muitos ensaios, há a gravação. Como o vídeo se relaciona com o contexto de produção e segue a tramitação devida, é considerado autêntico.
>>Produtor: Projeto PÉS?
>>Emissor: Integrantes do Projeto PÉS?
>>Destinatário: Todo público interessado em assistir ao espetáculo ou saber mais informações sobre o projeto de extensão permanente.
>>Data Tópica: Brasília
>>Data de Produção: Ano de 2012 (dia e mês indefinidos)

Características externas:
  • Espécie: Gravação Audiovisual de Espetáculo de Dança
  • Gênero: Audiovisual
  • Suporte: Internet
  • Formato: MP4
  • Forma: Cópia
  • Linguagem: Musical, corporal e cultural
  • Duração: 00:03:39
Foto disponibilizada por Clara Sales Brito

Já a sapatilha de balé é considerada um documento, pois faz parte de um figurino de um Espetáculo de Dança. Ou seja, as sapatilhas utilizadas nos espetáculos podem compor os acervos das companhias de dança como forma de preservar a memória. Além disso, as sapatilhas acompanham os bailarinos durante toda a vida artística deles, tanto nas aulas, como nos ensaios e espetáculos, fazendo com que essas possam constituir os respectivos acervos pessoais. No caso de bailarinos famosos, as sapatilhas são documentos de suma importância, já que se torna um meio de comprovação e memória de participação em determinado Espetáculo.

Então, vamos analisar a sapatilha da bailarina Clara Sales Brito, 22 anos, integrante de duas companhias de dança (clássica e contemporânea) e aluna de licenciatura em dança do Instituto Federal de Brasília - IFB:

>>Tipologia Documental: Reunião de Figurino
>>Definição: Especificação de material para a execução dos figurinos
>>Atividade: Desenvolvimento e Manutenção de Figurinos e Adereços
>>Subfunção: Montagem Cênica para Espetáculo
>>Função Administrativa: Encenação de Espetáculos de Dança
>>Função Arquivística: Comprovação da realização de um Espetáculo
>>Contexto: A sapatilha é essencial para um Espetáculo de Balé, normalmente, não há dança sem o uso da sapatilha. Além disso, esta serve para recordação pessoal do bailarino e preservação da memória da companhia de dança que realizou o Espetáculo. Primeiramente, a sapatilha é adquirida e depois utilizada. A fabricação, quase sempre, não é própria da companhia.
>>Produtor: Clara Brito
>>Emissor: Clara Brito
>>Destino: Uso da Clara nas suas aulas, ensaios, espetáculos.
>>Data Tópica: Brasília
>>Data de Produção: Indefinida

Características externas:
  • Espécie: Sapatilha de Balé
  • Gênero: Figurino
  • Suporte: Couro
  • Formato: Sapatilha de Meia Ponta
  • Forma: Original
  • Linguagem: Contato Físico

Nenhum comentário:

Postar um comentário