sexta-feira, 9 de outubro de 2015

A difícil decisão

No mundo da dança existem várias e várias apresentações. Uma melhor que a outra, claro, dependendo de muitos fatores, como os ensaios, a formação e experiência dos dançarinos, a música escolhida, os passos a serem realizados, entre outros. Como nem tudo são flores, sempre chega aquele momento tenso na hora do ensaio em que é necessário escolher uma música para encaixar a coreografia. A diversidade de músicas é muito grande e a escolha vai depender do tema no qual a apresentação se enquadra.

Seguindo essa lógica, na arquivologia temos o mesmo problema: qual modelo de análise tipológica deve ser escolhido para melhor se encaixar nos documentos de determinada proveniência?

Há vários e vários modelos, assim como há várias e várias músicas a serem escolhidas, já que a necessidade de análise tipológica se difere para cada instituição (por conta das funções e atividades exercidas), para cada tipo documental (que não possuem a possibilidade de padronização), para cada época (que se insere em contextos diferentes) e para cada suporte (que com os avanços tecnológicos vem mudando constantemente). Sendo assim, percebe-se que essas mudanças corroboram para a geração de análises tipológicas diversas e, com isso, é necessário fazer adaptações conforme as demandas.

Durante esse lindo semestre dançante, vimos inúmeros modelos de análise tipológica que, muitas vezes, perpassaram por certas épocas da história da humanidade, como a época medieval,  moderna e contemporânea. Diante disso, nós percebemos que algumas análises poderiam se encaixar com os documentos utilizados nesse Blog. A nossa preferência era para o modelo proposto pelo nosso professor André em seu texto "Identificação de tipologias documentais em acervos dos trabalhadores" e em suas explanações durante as aulas. No entanto, a proposta da atividade é definir um modelo que foi citado no texto "Series y tipos documentales: modelos de análisis", no capítulo 1.3 "Modelo de análisis de series documentales" do Mariano García Ruipérez. 

Então vamos para os nossos ensaios!!

Depois de muita leitura e testes com os nossos documentos, vimos que o modelo que melhor se encaixa nas nossas necessidades é "Carmen Cayetano", pois representa diretamente as necessidades dos nossos documentos. Percebemos isso no momento em que conseguimos encaixar quase que perfeitamente a análise tipológica às características dos documentos. Quase que perfeitamente, porque nenhum modelo é ideal, mesmo que haja um modelo específico para cada instituição, dificilmente esse vai servir completamente para todos os documentos produzidos e/ou recebidos, devido a complexidade existente na estrutura organizacional do produtor.

Espetáculo SIMILITUDO
Disponível na página do facebook do Projeto PÉS?
Segue, então, a análise documental de um Panfleto Publicitário do Projeto PÉS? (projeto escolhido para ser abordado nas oficinas) de acordo com o modelo do Grupo Carmen Cayetano com o intuito de demonstrar o motivo da nossa seleção:

1. DEFINIÇÃO: Panfleto de Publicidade para divulgação de um espetáculo, contendo informações relevantes sobre a data, local, hora de início e preço do ingresso

2. CARACTERÍSTICAS EXTERNAS
  • Suporte: Internet
  • Classe: Textual, com texto digitado e imagética, com fotografia dos integrantes do grupo que realizaram o espetáculo
  • Formato: Panfleto Publicitário em JPEG (.jpg)
  • Forma: Original múltipla

3. CARACTERÍSTICAS INTERNAS
  • Produtor: Projeto PÉS?
  • Destinatário: Todo público interessado em assistir ao espetáculo ou saber mais informações sobre o projeto de extensão da Universidade de Brasília
  • Protocolo*: Nome do projeto que realiza o espetáculo
  • Texto do documento: Referência à concessão e ao lugar de realização do espetáculo, além das informações sobre a data, horário e preço do ingresso
  • Escatocolo*: Nome dos participantes que ajudam na promoção do espetáculo
  • Datas tópica: Brasília
  • Data cronológica: Ano de 2015
  • Validação: Logomarcas dos participantes da organização e produção do espetáculo
4. LEGISLAÇÃO:
Lei de Incentivo à Cultura nº 5.021
Decreto nº 3.551
Resolução da Câmara de Extensão nº 1
Resolução da Câmara de Extensão nº 2

5. TRÂMITE**:
- Ter definido e ensaiado a execução dos passos do espetáculo;
- Ter um local disponível e uma data que seja possível para a apresentação em grupo;
- Ter autorização de órgão competente (Teatro Sesc) para a realização do espetáculo;
- Ter uma estimativa de público pagante para arrecadação de verba necessária para a realização do espetáculo.

* O protocolo e o escatocolo dos panfletos publicitários não possuem padronização.
** Essas descrições são somente uma proposta das ArqLindas, visto que só podemos ter certeza do trâmite do documento ao analisar e conhecer o projeto mais afundo, realizando visitas, entrevistas, conhecendo a missão do projeto para entender o contexto de criação dos documentos, atividades realizadas pelo projeto etc.

Pode-se perceber, então, que lacunas sempre vão existir, mas sempre devemos fazer adaptações conforme as necessidades. No entanto, a proposta da atividade não era ajustar os modelos e, sim, escolher o melhor. A escolha por esse modelo se deu pelo motivo de nos atender melhor, já que vários itens abordados pelos outros modelos não eram necessários para os nossos documentos. Sabe-se que a combinação de distintos modelos é favorável para a realização de uma análise documental e, assim, positiva para o entendimento dos documentos e o correto tratamento desses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário