sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Amigos Dançarinos!

A dança é a arte de mexer o corpo, através de uma sequência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.Ao surgirem os primeiros registros de dança, cada localidade apresentava suas próprias características. As danças feitas em pares ao surgirem no século XIX não foram muito bem aceitas pelos mais conservadores da época, mas, com a mistura dos povos e a difusão dos aspectos culturais, foram surgindo muitas coisas lindas de se ver e dançar!

É por isso que apoiamos essa mistura de ritmos, pessoas, corpos e almas, e encontramos três novos parceiros para dançar conosco e multiplicar esse conhecimento através da Arquivologia.



Nosso primeiro companheiro nesse espetáculo é o blog Arquivos Jurássicos, que em seu post: Mais sobre autenticidade e veracidade, esclarece a diferença entre autenticidade e veracidade, características documentais que tendemos a confundir e que são de extrema importância nos estudos arquivísticos. Essas características identificam as qualidades de legitimação dos documentos e os aspectos referentes ao conteúdo documental.

Outro parceiro escolhido para coreografar nessa apresentação foi o blog Classifica em 020! com o post: O documento imagético no contexto da Ciência da Informação: tratamento e reflexões, esse post tem por objetivo explanar o tratamento de fotografias e imagens no âmbito da Ciência da Informação. É imprescindível que um arquivista saiba lidar com documentos imagéticos e fotográficos, mas além do profissional de arquivo, todos precisam ter a noção de como manipular esses documentos, principalmente nós, dançarinos, que tanto gostamos de manter nossas lembranças através das fotografias dos espetáculos.

Para finalizar essa parceria temos o último integrante do nosso grupo de dança, nada melhor que uma boa música pra soltar o esqueleto com o blog DIPLOMUSIC. No post Projeto Arquivo Musical Timbira se observa a realização de um projeto instigante que fortalece a prática musical e recolhe fotografias e repertórios, ensinando a arquivar e classificar esses documentos. Esse projeto contribui para a valorização das diferenças indígenas e cria uma consciência de identidade cultural, assim como nossos espetáculos de dança, exemplo de cultura, alegria e imaginação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário