terça-feira, 6 de outubro de 2015

Dançando por aí...

Boa noite, pessoas lindas!

Hoje foi dia de sair dançando e fuçando por aí. Dizem que a curiosidade matou o gato, mas nesse caso, a curiosidade nos abre novos horizontes e nos traz novas informações. E como já sabemos, informação é tudo de lindo nessa vida! A atividade dessa semana foi analisar os blogs antigos de nossos dedicados colegas que já fizeram a matéria de Diplomática e Tipologia Documental.

Como estava falando agorinha, a importância da informação nos dias de hoje é imensurável. Quem tem informação, tem poder. Pensando nisso, o primeiro post que eu achei interessante analisar foi o do blog SIGILO EXPOSTO, que trata sobre a lei 12.527/2011, a nossa querida Lei de Acesso à Informação. Post disponível Aqui.

O post fala sobre a Lei de Acesso à Informação e suas limitações necessárias para que ela seja aplicável na sociedade. Em seu art. 5º, fala que "É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação".
E quem deve gerenciar esta informação? Obviamente, somos nós arquivistas e gestores da informação. Esta lei é de extrema importância para nossa profissão, pois regulamenta a transparência de nosso principal objeto de trabalho. Isso significa que, cada vez mais, a visibilidade da nossa profissão vai aumentando, seremos mais reconhecidos e requisitados nos órgãos e entidades do poder público.

O segundo post selecionado foi do blog DIPLOMÁTICA EM PERFORMANCE, que fala sobre a fotografia como prova (Post Aqui)
Na verdade, essa foi a publicação sobre o tema da oficina do grupo. O assunto se identifica muito com o tema do nosso blog: A dança. As meninas do grupo Diplomática em performance comentaram sobre a importância da fotografia como documento de arquivo, quando encaixada em seu contexto de produção. Como já foi falado aqui no nosso blog, uma das formas de se documentar a dança, é a imagem. Tanto a imagem estática, quanto em movimento são formas de se registrar os diversos movimentos corporais, que são únicos de cada pessoa e em cada momento vivenciado por elas. Isso se deve ao fato de que a fotografia é capaz de transmitir e preservar aspectos representados de maneira mais aparente do que se colocados em forma textual.
Este post também nos remete ao conceito de documentos não convencionais, já trabalhado em sala de aula e no blog, e a importância que eles têm na constituição de um arquivo.

Por fim, o terceiro blog escolhido foi de 02/2012, o ARQUIVO NEWS. O post (clique aqui) apresenta uma discussão sobre a nova era dos documentos digitais, a redução de gastos de espaço físico e de verbas com documentos em suporte papel, e traz o vídeo de uma reportagem da globo, sobre a digitalização de processos no fórum de Jundiaí - SP.
No blog, é citada a Lei 12.682/2012, que dispõe sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios eletromagnéticos. Além de ressaltar a importância da autenticidade, em seu art. 3º, podemos ver também, que é citado como sinal de validação dos documentos digitais, o ICP - Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras). Este certificado é aceito como assinatura digital e reconhecido como sinal de autenticação do documento (assim como uma assinatura em um documento físico).
Um ponto importante que é ressaltado no blog é a falta de planejamento antes da implantação de um sistema capaz de gerenciar documentos digitais. Vê-se que não há preocupação com a organização dos documentos. Então, o grupo Arquivo News faz uma reflexão sobre a realidade da situação, se este novo sistema proporciona uma economia real de recursos e finaliza o post com uma possível solução para o problema: segundo eles, analisar diplomática e tipologicamente e definir séries documentais para que haja a elaboração do plano de classificação (recurso essencial para a recuperação da informação).
Muitos conceitos importantíssimos para a Arquivologia foram trabalhados neste post. A discussão sobre a implantação de processos digitais em órgãos públicos é uma das mais polêmicas hoje. A preservação e a recuperação da informação em meios eletromagnéticos é trabalhada de forma cautelosa para que seja, cada vez mais viável a evolução da gestão de documentos digitais.

Mas, isto é assunto para um novo post para nossos lindos dançarinos...

Natália Elisa Lucchetti
13/0127949

Nenhum comentário:

Postar um comentário