sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Procurando novos parceiros

Dançar com outros parceiros é de extrema importância para o conhecimento de novos passos, de novas técnicas, de novas músicas, de novas coreografias, de novas formas de se trabalhar a linguagem corporal etc. Além disso, novos parceiros sempre trazem experiências positivas para poder ser implementadas nas nossas danças.

Sendo assim, esse post teve como finalidade a procura por três outros parceiros para poder compartilhar o amor pela dança e pela Arquivologia também, é claro! Cada parceiro teve que ser analisado devidamente, pois não se pode dançar com qualquer um.

Foto disponível aqui

Vamos aos resultados da audição então:

O primeiro dançarino escolhido foi o Diploarte que procurou analisar diplomática e tipologicamente os documentos da companhia de teatro G7. Avaliar só o blog não adianta, foi necessário analisar o conteúdo que esse dançarino pode trazer. A partir disso, escolheu-se a postagem Análise Diplomática e Tipológica dos Documentos da Área Fim, pois, assim, pode-se entender um pouco mais sobre os documentos não convencionais que ainda hoje são alvos de grandes dificuldades de análise, porque a maior parte das pessoas pensa que Documento de Arquivo é só papel. Além disso, o tema desse blog – Teatro se aproxima muito do DançArq, já que o teatro e a dança se ligam às artes de maneira geral. Então, a compreensão dos documentos da companhia de teatro, poderá facilitar o desenvolvimento das futuras atividades das ArqLindas.

Muitas vezes não basta só dançar, é preciso conhecer a história da dança também. O conhecimento acerca do nascimento de determinada dança e as influências que a mesma sofreu, seja por mudanças culturais, seja por outras danças é importante para a utilização dessas informações no contexto atual. Por exemplo, o forró, tradicionalmente do nordeste brasileiro, sofreu constantes mudanças ao longo do tempo e nos diversos locais em que está inserido. O forró dançado em Brasília, não é o mesmo dançado em João Pessoa, que de certo modo ainda tem muita tradição, diferente daqui que há influências de outras danças. Então, a partir do conhecimento da história do forró, podemos identificar como a tradição pode ser adaptada para diversos contextos. Diante disso, o segundo blog selecionado foi o Diplomática Aplicada na UnBTV, com o post Breve Histórico do Nascimento da Diplomática e Surgimento da Arquivologia, pois procurou conhecer a história da Arquivologia e Diplomática para, assim, aplicar nas outras atividades e contexto atual. Além disso, a postagem cita importantes autores da área, questão essa de grande importância para percebermos a influência do passado na atualidade e as mudanças que ocorreram ao passar dos anos.

Nada como uma bela roupa para se destacar em uma apresentação, não é mesmo? Pensando nisso, o terceiro parceiro, O Arquivo Veste Prada que é especialista em moda foi o último escolhido para finalizar a audição de maneira super chic! Com os modelos apresentados por eles, poderemos fazer várias apresentações belíssimas. Nesse blog, podemos ver várias dicas de moda. Não percam as postagens!

As apresentações de dança, desfiles de moda e propagandas que envolvam modelos geram vários documentos e um deles é a fotografia. Para o melhor entendimento dos usos dessa, esse blog chiquérrimo poderá nos auxiliar com o post Uso comercial da imagem. Essa postagem trata da fotografia como registro e como documento de arquivo, fazendo referência as possíveis categorias utilizadas: a comercial, a de exposição ou publicação, a probatória, a didático/científica e a pessoal/familiar. Assim, pode-se perceber que a disseminação das fotografias se propaga em grande escala e, com isso, deve-se haver uma análise distinta para cada finalidade, mesmo se tratando de fotografias idênticas no ponto de vista informativo, já que a proveniência e a função arquivística se tornam diversas. Ademais, por meio dessa postagem, dá para compreender na prática alguns conceitos da Arquivologia, como o princípio da proveniência e as funções arquivísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário