Milonga Virtual

A Milonga Arquivística, Oficina de Arquivologia, ocorreu no dia 06 de novembro na Universidade de Brasília (Ceubinho - entrada do ICC Norte) foi realizada por meio de um trabalho da disciplina Diplomática e Tipologia Documental do curso de Arquivologia. A proposta era relacionar um tema qualquer com os assuntos estudados durante o semestre e, também, divulgar a nossa área de atuação. Bom, nós, as ArqLindas, escolhemos falar sobre Dança, mais especificamente sobre o Tango.

Para quem não pode comparecer à nossa Milonga Arquivística, estamos realizando a Oficina Virtual para ninguém ficar de fora dessa dança! Dividimos a Milonga Arquivística Virtual em cinco posts para facilitar o entendimento. Enquanto explicaremos o conteúdo da Oficina, vamos mostrar um pouquinho do que rolou no dia para dar um gostinho para quem não foi e como forma de memória para quem esteve lá!
 
Observação: para ganhar o Certificado de Participação, é necessário passar por todas essas partes e, no final, realizar um questionário.

Então, vamos começar a dançar agora?

1ª parte (acesse aqui)
2ª parte (acesse aqui)
3ª parte (acesse aqui)
4ª parte (acesse aqui)
5ª parte (acesse aqui)

Referências Bibliográficas

AAB/SP - ASSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS. Núcleo Regional de São Paulo. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 1996.
ARQUIVO NACIONAL. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, 2005.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. Resolução n.º 20, de 16 de julho de 2004. Dispõe sobre a inserção dos documentos digitais em programas de gestão arquivística de documentos dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos. Relator: Jaime Antunes da Silva. In: Diário Oficial da União, Brasília, 19 jul. 2004, seção 1, n. 137, p. 5.
LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: Antonio José Marques; Inez Tereznha Stampa. (Org.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.
MATSUTACKE, Rafael Augusto Tursi. Meu corpo, teu corpo e este outro: visitando os processos criativos do Projeto PÉS. 2014. 111, 14 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
RIBEIRO, Joaquim. Sistemas de Informação: Arquivo. Disponível em: <http://joaquim_ribeiro.web.simplesnet.pt/Arquivo/Definicoes.htm>. Acesso em: 03 nov. 2015.
ROSSI, Patrícia Dias de. Espetáculos de Balé na cidade de São Paulo (1968-2007): mapeando 40 anos de arquivo. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado em História Social). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

Um comentário:

  1. Uma correlação interessante entre diplomática = estrutura rígida de padrões para um documento e dança. como também uma estrutura rígida de padrões. Abordagem similar pode ser feita com outros elementos, como, por exemplo uma equipe de futebol; ver por exemplo: http://bloguidofutebol.blogspot.com.br/2012/12/diplomatica-do-futebol.html

    ResponderExcluir